captacao.jpg
|
A Superintendência de Água e Esgotos - SAE de Ituiutaba emitiu alerta destinado a população para o período de estiagem, com o objetivo de incentivar a economia da água. A medida é, de fato, um alerta importante, uma vez que no ano de 2021 a seca foi intensa e a população teve uma participação bastante significativa para evitar grandes problemas durante esse período do ano.
No segundo semestre, período em que ocorre a seca, geralmente a temperatura aumenta na região e as chuvas tendem a diminuir muito, ocorrendo a diminuição nos níveis dos mananciais que abastecem a cidade.
A diretora da SAE, Letícia de Castro Fernandes Garcia, sinaliza que a sociedade possui hábitos de consumo muito acentuados e de expressividade considerável. “Qualquer medida tomada para inverter essa tendência faz diferença. A água é um recurso fundamental, usado no nosso dia a dia para o consumo, preparo de alimentos, banho, limpeza, entre outras atividades. Antes de chegar até nós, ela é tratada pela SAE com total rigor para garantir sua potabilidade e o uso consciente é muito importante”, disse.
A preocupação com o uso correto dos recursos hídricos deve ser constante. Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto pela água dos oceanos, apenas cerca de 2% é água potável. A forma como a água é utilizada em casa precisa ser repensada, visto que se trata de um importante recurso que pode ficar escasso em um futuro próximo.
Ações simples para fazer em casa que resultam em economia:
- feche o chuveiro ao ensaboar-se, por exemplo, reduz o consumo de 180 litros para apenas 48 litros a cada banho;
- feche a torneira ao escovar os dentes e ao lavar mãos e rosto;
- verifique vazamentos em canos e torneiras;
- utilize a descarga do vaso sanitário apenas quando necessário, pois, quando pressionada por seis segundos, consome entre 6 e 10 litros de água;
- use a vassoura para limpar a calçada e reutilize a água reduzindo o uso da mangueira, pois sua utilização por 15 minutos consome cerca de 180 litros de água limpa.